vacinas.com.pt

Zona

|
AAA
 
zona

O Herpes Zoster, vulgarmente conhecido por Zona, é causado pela reactivação do vírus responsável pela Varicela. Quando em criança sofremos Varicela, a doença cura na maioria dos casos sem complicações, mas o vírus fica adormecido na origem de alguns nervos. Quando os anticorpos que se tinham formado contra eles, diminuem, como em determinadas doenças como a Sida ou mais frequentemente com o envelhecimento (depois dos 50 anos), o vírus volta a manifestar-se no território do corpo onde o nervo infectado tem as suas terminações.

Nessa zona surge no princípio do quadro clínico comichão, formigueiro, hipersensibilidade dolorosa e posteriormente dor. Podem surgir mal-estar, febre, dor de cabeça aumento de volume e dor nos gânglios linfáticos locais. Na pele aparecem manchas vermelhas salientes (pápulas) que evoluem para bolhas, depois para crosta e que finalmente secam e curam. A evolução demora em média de duas a cinco semanas.

 

Importa contudo referir que os problemas colocados pela zona podem ir muito para além destes incómodos. De facto a Zona pode afectar diversos nervos sendo, por esta razão, algumas vezes causa de cegueira, paralisia facial, surdez, vertigens.

 

Outras vezes, particularmente nos indivíduos com mais de 60 anos, após a resolução cutânea do Zona, a dor persiste por muito tempo, constituindo o que se designa por nevralgia pós-herpética. Esta dor pode arrastar-se um mês, um ano, mais de vinte anos, rebelde ao tratamento analgésico e tão incómoda como a dor de dentes ou a dor ciática, tendo sido descritos casos de doentes que se suicidaram por não a poderem suportar.
A Zona tem tratamento anti-viral que encurta eventualmente a sua duração e gravidade local e que pode diminuir a ocorrência da nevralgia pós-herpética.

 

 

Prof. Doutor J. Gorjão Clara




Prof. Doutor J. Gorjão Clara
Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa
Membro da Academia Europeia da Medicina do Envelhecimento

 

|
AAA