vacinas.com.pt

Hepatite A

|
AAA
 

A hepatite A é a causa mais frequente de hepatite aguda no mundo. A infecção pelo vírus da HA (VHA) na criança é geralmente benigna e sem sintomas. A mortalidade, rara, é por hepatite fulminante - o fígado deixa de funcionar – sendo necessário recorrer a transplante (substituir o fígado). No adulto, os sintomas são mais frequentes.

Os sinais e sintomas da hepatite A são: cansaço, sentir-se enjoado, com vómitos, as fezes ficarem claras e os olhos amarelos. O VHA passa-se através de mãos, roupas, superfícies ou alimentos que tenham o vírus e este está nas fezes das pessoas com hepatite A (transmissão fecal-oral).

A melhoria do saneamento e higiene, mesmo sem recurso à vacinação, pode diminuir o número de casos de HA e traduz a qualidade sanitária do país. Portugal tem poucos casos, o que é bom, mas assim os Portugueses não estão protegidos. Ao viajarem para um país com piores condições de higiene ou se em Portugal alguém tiver HA, como a população não está protegida, pode haver um surto, ou seja, um caso levar a muitos casos.

A vacina é barata, eficaz e segura. Se não estiver vacinado e tiver contactado com HA (eficaz nos primeiros 14 dias após contacto) ou for viajar, vacine-se.

Prof. Doutora Henedina Antunes
Serviço de Pediatria
Hospital de Braga

|
AAA